segunda-feira, 9 de agosto de 2010

COMO ELABORAR A MISSÃO DE UMA EMPRESA

Olá professores e alunos, estou postando aqui algumas orientações sobre como elaborar a missão de uma empresa. Espero que possa ajudá-los na construção dos projetos do Prêmio Técnico Empreendedor.


Missão é o papel desempenhado pela empresa em seu Negócio.

Naturalmente você deve estar se indagando:


É importante identificar a Missão da empresa?

Qual a força de uma Missão bem explicitada?


O que se aprende ao identificar a Missão?

É fácil explicitar a Missão?


Para encontrar as respostas a essas indagações, sugerimos que você medite
sobre as seguintes citações:

"Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa."
Peter Drucker

"Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa."

Philip Kotler


Imaginamos que as citações acima, além de terem ajudado a responder suas indagações, devem ter despertado sua curiosidade sobre como se identificar a Missão de uma empresa.

A seguir apresentamos algumas perguntas facilitadoras que orientam na identificação da Missão:


O que a empresa deve fazer?

Para quem deve fazer?

Para quê deve fazer?

Como deve fazer?

Onde deve fazer?

Qual responsabilidade social deve ter?


Salientamos que nem sempre será necessário ou conveniente explicitar respostas para todas as perguntas, e nem necessariamente apresentá-las na ordem sugerida.


Como a Missão é a expressão da razão da existência da empresa, em um ambiente em crescente mutação, é fundamental dota-la de flexibilidade para que possa acompanhar as mudanças ambientais.


Outro aspecto importante em relação ao tema é que a Missão deve ter "a cara da empresa", uma espécie de sua carteira de identidade.


Recomendamos um questionamento periódico da Missão, avaliando sua validade no ambiente da empresa. Se for preciso mudar parte ou toda a Missão, é melhor fazê-lo do que enfrentar as rejeições naturais a uma empresa que não consegue justificar sua existência.


A melhor maneira de assimilar o conceito de Missão e testar a validade das perguntas é examinar a seleção de missões a seguir apresentadas.

Esta seleção formou-se através de permanente análise de relatórios anuais, posters, anúncios, reportagens, encartes, etc. e, sobretudo, pela atuação dos autores junto a empresas ansiosas por explicitar suas Missões.


Em julho de 1991, no processo de Planejamento Estratégico do Sistema Jornal do Brasil, formado pelo Jornal, pela Rádio, pela Agência e pela Gráfica, a equipe do JB explicitou a seguinte Missão:


"Atuar no setor de comunicação, com o compromisso de informar com imparcialidade, garantindo a liberdade de expressão, contribuindo para o desenvolvimento cultural e a melhoria da qualidade de vida da sociedade."


O McDonald's explicitou assim sua "McMissão":


"Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável."


É a seguinte a Missão orientadora da atuação do Sistema TELEBRÁS:


"Propiciar á sociedade serviços de telecomunicações adequados ao seu desenvolvimento político e econômico e ao bem-estar social."


A TELEMIG, empresa operadora participante do Sistema TELEBRÁS, tal como fez a Abril, também estampou sua Missão em letras prateadas, na parede de entrada da sua nova sede em Belo Horizonte.

Prestar serviços de telecomunicações no âmbito do Estado de Minas Gerais, adequados ás necessidades de desenvolvimento político, econômico, social e tecnológico da comunidade, assegurando lucratividade, que permita o melhoramento, a expansão dos serviços e a justa remuneração do capital acionário.


O CPqD-Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da TELEBRÁS, atua cumprindo a seguinte Missão:

" Realizar atividades de pesquisa, desenvolvimento e suporte tecnológico, que propiciem ao STB condições de oferta de serviços/redes, produtos de telecomunicações demandados pela sociedade brasileira e que contribuam para a capacitação tecnológica e industrial do país."


Imaginamos que você gostaria de testar as perguntas facilitadoras que sugerimos.


Vamos tomar como base a Missão da SLC explicitada em 1990, através de um processo participativo. Essa empresa é tradicional fabricante de máquinas e implementos agrícolas, sediada em Horizontina (RS), única sócia da John Deere, empresa líder mundial em máquinas agrícolas.


O que deve fazer a empresa?
"Desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços."


Para quem deve fazer?
"Destinam-se à agricultura."



Para que deve fazer?
"Visa à satisfação do cliente."

Como deve fazer?
"Usa tecnologia adequada e qualidade superior."



Onde deve fazer?
Considerando que a SLC atua no Brasil e exterior, decidiu-se não ser necessário explicitar o onde, com a preocupação de manter o texto conciso, para facilitar a assimilação e conseqüente utilização.

Qual responsabilidade social deve ter?
"Contribuir para o incremento da produtividade agrícola, respeitando o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente."


Reunindo as respostas acima chegou-se à redação de sua Missão que ficou assim explicitada:


SLC S.A. Indústria e Comércio
MISSÃO
A SLC S.A. indústria e Comércio, tem por missão desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços destinados à agricultura, com tecnologia adequada e qualidade superior, visando a satisfação do cliente, contribuindo para o incremento da produtividade agrícola, respeitando o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente.



Já mencionamos que em um Negócio atuam várias empresas, cada qual com sua Missão. Para exemplificar, vamos usar o Negócio "Soluções para transporte" no qual empresas como a Ford e GM (montadoras), Randon - Veículos e Implementos (fabricante), Motorauto e Centralcar (revendas autorizadas GM e Fiat) e Localiza National (locadora) e Localiza National Franchising atuam com as seguintes Missões:


FORD
"Nossa missão é atender às necessidades de transporte de nossos clientes, aprimorando nossos produtos e serviços, prosperando com a empresa e proporcionando retomo aos acionistas."

GM
"Fornece produtos e serviços de tal qualidade que nossos clientes sintam que receberam mais pelo que pagaram, nossos empregados e parceiros de negócios se beneficiem de nosso êxito e os nossos acionistas tenham maior retorno do seu investimento."

RANDON
"Oferecer soluções para transporte através do desenvolvimento, produção, assistência e comercialização de bens e serviços, visando à satisfação de clientes, acionistas, colaboradores e comunidade.

MOTORAUTO
"Comercializar, com excelência, produtos e serviços para atender às necessidades de transporte, respeitando e satisfazendo clientes, funcionários e fornecedores, assegurando resultados que permitam a expansão e o aprimoramento das atividades.

CENTRALCAR
"Oferecer soluções em transporte, através da comercialização de veículos, peças e serviços, buscando a excelência.

LOCALIZA NATIONAL
"Oferecer soluções em transporte, através do aluguel de carros, buscando a excelência.

LOCALIZA NATIONAL FRANCHISING
"Administrar o franchising da Localiza National, buscando a excelência."


Em abril de 1991, ao completar 60 anos de atividades, a Escola de Veterinária da Universidade Federal de Mina Gerais divulgou em anúncio na TV que sua Missão é:

"Contribuir para o aumento da produção de alimentos de origem animal, para a proteção da saúde pública e do meio ambiente."


Se você admite que "copiar de um é plágio e de vários é pesquisa", oferecemos nossa coleção de Missões.

BNDES - BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
"Contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país."

BANDES - BANCO DE DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO SANTO S.A.
"Ser o principal agente do processo de desenvolvimento econômico e social do Estado do Espírito Santo atuando, de forma ágil e competente, na identificação, indução, estímulo e consolidação de oportunidades de investimento e no apoio financeiro, gerencial, tecnológico e institucional a empreendimentos privados e públicos."

BDMG - BANCO DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS
"Promover o desenvolvimento e a modernização de Minas Gerais, através do financiamento a empreendimentos dinamizadores de sua economia, da realização de negócios e da geração de idéias e ações inovadoras."

BANESTADO - BANCO DO ESTADO DO PARANÁ
"Contribuir para o desenvolvimento do Estado do Paraná, administrando recursos financeiros e prestando serviços especializados, através da ação empresarial eficaz, lucrativa e estável, visando atender necessidades e aos legítimos anseios da comunidade, clientes, acionistas e funcionários."

BESC - BANCO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
"Ajudar o crescimento de organizações e pessoas, através do apoio financeiro e da prestação de serviços, com eficácia e lucratividade, harmonizando os interesses de clientes, acionistas e empregados e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense."

BANESPA - BANCO DO ESTADO DE SÃO PAULO
"Fomento da produção e sua circulação, podendo realizar operações e serviços relativos aos mercados financeiro e de capital, abrangendo todas as atividades permitidas por lei."

BMG - BANCO DE MINAS GERAIS
"Fazer do cliente o nosso parceiro e, através de um relacionamento sólido, buscar soluções ágeis, competentes e personalizadas."

BMC- BANCO MERCANTIL DE CRÉDITO
"A nossa Missão é buscar para nossos Clientes, soluções e oportunidades rentáveis em negócios financeiros de forma ágil e criativa."

CITIBANK
" Oferecer qualquer serviço financeiro em qualquer país, onde for possível fazê-lo de forma legal e rentável."

MERRIL LYNCH
" Nossa missão é ser uma organização de serviços financeiros com atuação mundial, orientada para o cliente, buscando a excelência no atendimento das necessidades de indivíduos, corporações e governos."

AJAX- COMPANHIA NACIONAL DE SEGUROS
"Nossa missão é oferecer soluções de proteção, com presteza e excelência, apoiadas na competência e no constante aprimoramento de nossos Recursos Humanos, visando garantir patrimônios, valores e responsabilidades."

PETROBRÁS- PETRÓLEO BRASILEIRO S.A.
"Assegurar o abastecimento do mercado nacional de petróleo, gás natural e derivados, através das atividades definidas na Lei 2.004, de forma rentável e a menores custos para a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do país."

BR- PETROBRÁS DISTRIBUIDORA S.A.
"Comercialização, distribuição e industrialização de derivados de petróleo, energéticos, outros produtos e serviços correlatos nos mercados nacional e internacional, objetivando a satisfação do cliente, promovendo o desenvolvimento tecnológico, a garantia da qualidade e a segurança, com rentabilidade e competitividade, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sócio-econômico do país."

PETROFÉRTIL- PETROBRÁS FERTILIZANTES S.A.
"Abastecer o mercado nacional de insumos para agropecuária, especialmente fertilizantes e suas matérias-primas, de forma econômica e rentável."

PETROQUISA-PETROBRÁS QUÍMICA S.A.
"Desenvolver a indústria química do Brasil, inclusive através de participação empresarial, contribuindo para elevar os padrões de competitividade do setor e zelando pelos interesses nacionais."

PETROQUÍMICA UNIÃO S.A.
"Produzir, desenvolver e comercializar bens e serviços na ária química e petroquímica, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país, com preservação da ecologia e melhoria da qualidade de vida."

PETROFLEX - INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A.
"Assegurar o abastecimento do Mercado Nacional de SBR/Emulsão e PBLH, participar dos Mercados Nacional e Internacional de polímeros, produtos químicos e petroquímicos, contribuindo para o desenvolvimento da Indústria Nacional, para o progresso da tecnologia do país, para o bem estar e o desenvolvimento profissional de seus empregados e com o seu apoio à comunidade."

ICC- INDÚSTRIA CARBOQUÍMICA CATARINENSE
"Atuar na área de insumos básicos para a agricultura, visando, fundamentalmente, ao aproveitamento dos recursos minerais, contribuindo para o progresso tecnológico do país e a melhoria da qualidade de vida de seus empregados e da comunidade."

GOIASFÉRTIL- GOIÁS FERTILIZANTES S.A.
"Suprir o mercado consumidor com produtos da melhor qualidade, obtidos a partir de um racional e econômico aproveitamento de bens minerais, em particular a rocha fosfática, compatibilizando suas atividades com a preservação do meio ambiente, promovendo a valorização e bem-estar dos recursos humanos e colaborando com o desenvolvimento tecnológico da produção agropecuária nacional."

ELETROPAULO- ELETRICIDADE DE SÃO PAULO S.A.
"Assegurar o fornecimento da energia à comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento sócio-econômico e tecnológico."

COPEL - COMPANHIA PARANAENSE DE ENERGIA
"Promover o desenvolvimento sócio-econômico e tecnológico do Estado do Paraná, pela atuação na área de energia e em áreas vinculadas."

CEMIG - CIA. ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS
"Prover, em bases econômicas, aos seus contribuintes, a energia elétrica e o gás canalizado necessários ao contínuo desenvolvimento social e tecnológico do Estado de Minas Gerais. Desenvolver, em bases econômicas, para os seus consumidores, outras atividades tanto no setor energético, como em outras áreas negociais, nas quais exista sinergia com sua capacitação técnica e recursos de infraestrutura."

ENERGIPE - COMPANHIA DE ENERGIA DE SERGIPE
"Atender adequadamente às necessidades de energia do mercado, promovendo e participando do desenvolvimento sócio-econômico do Estado de Sergipe, integrada à Política Energética Nacional."

COELBA - COMPANHIA DE ELETRICIDADE DO ESTADO DA BAHIA
"Assegurar o fornecimento de energia em quantidade e qualidade necessária ao mercado consumidor, promovendo oportunidade de desenvolvimento econômico e social no Estado da Bahia."

CEPEL - CENTRO DE PESQUISAS DE ENERGIA ELÉTRICA
"Contribuir para o permanente aprimoramento e adequação do serviço de energia elétrica, efetivando Novos padrões de qualidade, produtividade e economicidade, mediante ações de pesquisa e desenvolvimento, promoção e transferência de tecnologia para o setor elétrico brasileiro."

CEVAL ALIMENTOS S.A.
"Produção, comercialização, armazenamento e industrialização de produtos agrícolas e seus derivados, em especial a soja."

CIA. DE FIAÇÃO E TECIDOS CEDRO CACHOEIRA
"A Cedro Cachoeira está empenhada em oferecer à sociedade, produtos de qualidade para vestimento, com a permanente busca da excelência."

CTCM - CIA DE TECIDOS CACHOEIRA DE MACACOS
"Valorizar o vestir, através de produtos de qualidade, oferecendo soluções criativas que satisfaçam consumidores, funcionários, acionistas e a comunidade, objetivando a excelência empresarial."

CENTRALBETON
"A missão da CENTRALBETON é prestar serviços à indústria e atuar na engenharia de concreto dentro dos princípios éticos e de excelência, assegurando a satisfação dos seus clientes e a justa remuneração ao capital e trabalho."

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO
"Contribuir para o desenvolvimento social através de ações educacionais, culturais e de apoio às atividades comunitárias, conduzidas através da criação de modelos ou de programas sistêmicos de caráter permanente."

FUNDAÇÃO CLOVIS SALGADO
"Atuar prioritariamente junto à comunidade e ao artista mineiros como centro de planejamento, produção e promoção, formação, informação e investigação no campo da arte, estimulando o surgimento e a veiculação de novas idéias e expressões artísticas, e contribuindo para a criação de consciência cultural e conseqüente transformação social."

COPASA - COMPANHIA DE ÁGUA E SANEAMENTO DE MINAS CERAIS
"Promover e desenvolver os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e industrial nas comunidades do Estado de Minas Gerais, sob formas de atuação que permitam compatibilizar suas finalidades sociais e empresariais, visando proporcionar melhores condições de vida à população e infra-estrutura para o desenvolvimento econômico e social."

COBRA- COMPUTADORES E SISTEMAS BRASILEIROS S.A
"A missão da COBRA é contribuir para a informatização da sociedade, mediante o domínio e a difusão da tecnologia, ofertando soluções orientadas para a realidade brasileira."

SERPRO - SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS
"Prover a Administração Pública, com prioridade para o Ministério da Economia, com informações para a tomada de decisões e gestão."

PRODASEN-CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO SENADO FEDERAL
"Prover o Senador Federal e, complementarmente, o Poder Legislativo como um todo, de métodos, meios e serviços de informática, visando à modernização, ao aperfeiçoamento e à racionalização das atividades legislativas e administrativas."

PRODEMGE- CIA. DE PROCESSAMENTO DE DADOS DE MINAS GERAIS
"Prover a Administração Pública, no âmbito do Estado de Gerais, de soluções tecnológicas de informação, com transparência e confiabilidade, participando do desenvolvimento social e econômico."

GSI.-GERDAU SERVIÇOS DE INFORMÁTICA
"Ser uma empresa líder no mercado, prestando serviços avançados de teleinformática com alto nível de tecnologia, segurança e qualidade, que atendam às necessidades dos setores público e privado, usuários de sistemas complexos de informação."

JORNAL DO BRASIL
"Atuar no setor de comunicação, de forma competitiva e rentável, com o compromisso de informar com imparcialidade, garantindo a liberdade de expressão, contribuindo para o desenvolvimento cultural e a melhoria da qualidade de vida da sociedade."

SISTEMA - RÁDIO JB
"Atuar no setor de comunicação eletrônica, com ênfase na radiodifusão, assegurando a qualidade e a competitividade de seus serviços, contribuindo para o desenvolvimento cultural e o aprimoramento da cidadania."

AGÊNCIA JB
"A missão da Agência JB é difundir notícia e material jornalístico em geral, com qualidade, rapidez e precisão, operando com rentabilidade e buscando sempre a inovação tecnológica e a criação de novos serviços."

GRÁFICA JB
"Atuar no mercado gráfico, com qualidade, rapidez e confiabilidade, buscando a total satisfação do cliente, contribuindo para o desenvolvimento humano e cultural."

REDE GLOBO DE TELEVISÃO
"Contribuir para o progresso cultural, político, econômico e social do povo brasileiro, através da educação, da informação e do entretenimento."

INT - INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA
"Participar ativamente do desenvolvimento e modernização do país, pela incorporação de soluções tecnológicas criativas às atividades de produção e gestão de bens e serviços, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da sociedade."

INSTITUTO JURAN
"Nossa missão é prover nossos clientes com os conceitos, métodos, e guiá-los para que alcancem condição de líder em qualidade.
Nosso objetivo é ser reconhecidos pelo mundo inteiro como principal fonte de educação, treinamento e consultoria em gerenciamento de qualidade."

ENGEPASA- ENGENHARIA DO PRODUTOS S.A.
"Dar soluções, com engenharia, em serviços e empreendimentos, através de ação empresarial eficaz e estável atendendo às expectativas dos nossos clientes, colaboradores, acionistas e da comunidade."

COEMP- COMÉRCIO E EMPREENDIMENTOS
"Executar serviços de engenharia e construção com eficiência e qualidade, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento social."

CENEX - CENTRO DE EXCELÊNCIA EMPRESARIAL
"Promover programas e ações de educação para a excelência empresarial que estimulem atividades proativas e empreendedoras, contribuindo para a modernização, incremento da competitividade e melhoria da qualidade de vida do país."

EAF - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA DO ESTADO DA BAHIA
"Promover a especialização e o aperfeiçoamento dos servidores estaduais e municipais, desenvolver projetos, estudos especiais e pesquisas metodológicas aplicadas ao aperfeiçoamento dos serviços fazendários."

MATSULFUR.- CIA. DE MATERIAIS SULFUROSOS
"Produzir, distribuir e comercializar cimento, matérias- primas e insumos para construção e indústrias, com aprimoramento tecnológico e respeito ao meio ambiente, assegurando a satisfação de clientes, acionistas, colaboradores e da sociedade."

CNPq - CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
"Promover atividades em Ciência e Tecnologia, através do fomento e execução de pesquisa, de formação de recursos humanos e de difusão da informação, para o avanço do conhecimento e a capacitação tecnológica, visando com a aplicação e valorização dos resultados, ao desenvolvimento sócio-econômico e cultural do País."

RIOTEC S.A.
"Promover o Polo de Tecnologia de Ponta no Estado do Rio de Janeiro."

TELECOM - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES
"Catalisar esforços permanentes na promoção e na defesa dos interesses do setor de telemática, junto ao segmento de usuários, pesquisadores, profissionais, prestadores de serviços e indústrias. Fortalecimento da economia de mercado através da liberdade de iniciativa e do intercâmbio tecnológico como condição para o desenvolvimento da ciência e tecnologia do país, considerando os ambientes regional, nacional e internacional."

CENIBRA- CELULOSE NIPO-BRASILEIRA S.A.
"Agregar valores às florestas renováveis, com qualidade e competitividade, em parceria com acionistas, clientes e colaboradores, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, em harmonia com o ambiente."

RIOCELL S.A.
"A Riocell deve crescer no Brasil e internacionalmente, produzindo e comercializando celulose, papel e correlatos, que satisfaçam às expectativas dos seus clientes, maximizando o retorno dos investimentos, proporcionando o crescimento da qualidade da vida das comunidades internas e externas, preservando o ambiente."

RIPASA
"A RIPASA tem como missão desenvolver atividades nas áreas de produtos florestais, comunicação escrita, embalagem e papéis diferenciados, valorizando seus recursos humanos, aperfeiçoando sua tecnologia, preservando o meio ambiente, fortalecendo a livre iniciativa e contribuindo para o desenvolvimento cultural, econômico e social."

AÇOMINAS - AÇO MINAS GERAIS S.A.
"Atingir a plena satisfação dos clientes, através da comercialização de seus produtos e serviços, com lucro, em harmonia com o meio ambiente, a comunidade e a valorização contínua dos empregados."

USIMINAS - USINAS SIDERÚRGICAS DE MINAS GERAIS
"Exploração da indústria, do comércio e da importação e exportação de produtos siderúrgicos e de suas matérias primas, a execução e elaboração de projetos e pesquisas, a mineração, o transporte, a construção civil, a partir de estruturas metálicas e a prestação de serviços de qualquer Natureza."

ABRAS - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SUPERMERCADOS
"Assistir, representar, defender e capacitar a classe, observados seus princípios filosóficos e doutrinários."

AMES - ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE EMPRESAS DE SUPERMERCADOS
"Apoiar, defender e promover o desenvolvimento da classe, obedecida a sua filosofia."

BRASFRIGO S.A.
"Parceria eficiente de serviços em alimentos, desenvolvendo com qualidade e criatividade, soluções para as necessidades do cliente e do mercado."

SISTEMA SENAI
"Prestar serviços às comunidades industrial, governamental, educacional e outras, nas áreas de preparação de Recursos Humanos, em diferentes níveis, assistência técnica/tecnológica, garantia e certificação de qualidade, geração e difusão de tecnologias e disseminação de informações, contribuindo para o fortalecimento da Indústria e o desenvolvimento sócio-econômico do país."

RURALMINAS - FUNDAÇÃO RURAL MINEIRA
"Contribuir para a promoção do homem, através do planejamento e da execução de ações de natureza fundiária, agropecuária, hidroagrícola, de colonização e de infra-estrutura sócio-econômica, visando ao desenvolvimento integrado do Estado de Minas Gerais."

CEPECS - CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS CLOVIS SALGADO
"Promover a saúde, o planejamento familiar e a proteção materno infantil, informando, viabilizando o acesso e beneficiando preferencialmente a população carente de Minas Gerais."

HOSPITAL SOFIA FELDMAN
"Participar na promoção da saúde, através da assistência materno infantil na região metropolitana de Belo Horizonte, visando ao bem-estar social."


Fonte: http://www.strategia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário