sexta-feira, 25 de março de 2011

Administração da Produção

Nesta terça-feira, 22 de março, os alunos do Curso Técnico em Administração - Módulo III, participaram de uma atividade prática envolvendo os seguintes conceitos: Produtividade, Qualidade, Custos e Inovação. Durante a aula da Profª Liliane Araújo Pinto, os alunos montaram empresas que produziam cataventos. Cada empresa recebeu apenas instruções para a fabricação do produto, tendo os alunos que planejarem a quantidade de matéria prima, o tempo, pessoal necessários para atingir uma fabricação eficaz dos cataventos. A atividade foi bastante divertida, além de analisar os pontos positivos e negativos de cada grupo. No final, as equipes calcularam se obtiveram lucro ou prejuízo.


Comunicação Interna

A quantidade de cursos Técnicos em Administração vem aumentando, e com isso, novas visões e tipos de aprendizados se tornam essenciais...
A Turma do Curso Técnico em Administração - Módulo I (2011.1), participou hoje de uma atividade durante a disciplina de Comunicação Empresarial, conduzida pela Profª Liliane Araújo Pinto, onde o objetivo final era a construção de um boneco (sendo este o produto da empresa), só que a centralização e retenção de informação entre os grupos, fez com que o produto fosse realizado fora dos padrões de qualidade exigidos pelo mercado. Essa atividade é bastante interessante, pois eles vivenciaram de forma prática e dinâmica os setores de uma empresa, mas o mais importante é que a atividade leva a reflexão da importância de uma comunicação eficiente e eficaz, pautada em relacionamentos sinceros, para o atingimento dos objeivos.
Tenho certeza que o principal conceito de Comunicação Interna ficará marcado para essa turma!!! Sucessos!!!

Planejameno do Produto: Boneco

Resultado: Produto defeituoso devido a centralização das informações.

Conversando sobre saúde

A equipe de saúde relizou no dia 21 o ciclo de palestras integrando o Projeto Conversando sobre Saúde. O tema de abertura do Projeto foi DSTs - Doenças Sexualmente Transmissíveis e contou com a participação dos alunos dos cursos Técnicos em Administração, Vestuário e Comércio. A equipe que compõe esse projeto: Dr. Jô (Médico), Patrícia (Enfermeira), Daniela (Odontóloga), Cristiana Galeno (Psicóloga), Daniel (Prof. de Educação Física) e Karla Naiale (Profª de Segurança no Trabalho).


... Continuidade...


Como vocês viram na mensagem da Professora Verônica, agora darei continuidade as postagens de momentos especiais, informações de aprendizado, fotografias... ocorridas no IFPI-Piripiri. A iniciativa do blog foi maravilhosa e não poderíamos deixar morrer esta idéia... Desejamos a Profª Veronica muito sucesso em sua nova caminhada e continuaremos a nossa... rsrs... também com muito sucesso, claro!!!