quarta-feira, 10 de novembro de 2010

VISITA TÉCNICA - EMPRESA PRIMEIRO ATO

         No dia 09/11/2010, as professoras Veronica Maia, Lyvia B. Caland e Liliane Pinto, promoveram uma visita técnica à empresa Primeiro Ato,  junto à turma do Curso Técnico Concomitante em Administração do IFPI Piripiri, para que possam vivenciar o funcionamento de uma empresa real, de modo a assimilarem os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com a prática.
A Empresa Primeiro Ato atua no segmento de varejo, atacado e principalmente na modalidade de revenda (sacoleira). A sua escolha para a visita deu-se pelo fato de ter uma imagem consolidada no mercado e   há quase 12 anos produz moda íntima em Piripiri, instalada em uma moderna planta industrial, destacando-se ainda pela preocupação com a qualidade de vida no trabalho de seus colaboradores e pela receptividade dos seus proprietários.
Aproveitamos este canal para agradecer aos mesmos, pois uma visita como esta, é de grande importância para o aumento da motivação dos alunos com relação ao curso e com a escolha de sua profissão futura, além de otimizar o processo de ensino-aprendizagem, pois facilita a assimilação dos conteúdos.
E atenção alunos, registrem todas as observações feitas durante a visita e as perguntas e respostas elaboradas para a disciplina OSM para fazermos as considerações finais na próxima aula. 


Obs: Aguardo as fotos para postagem aqui.




7 comentários:

  1. Relatório: Visita técnica

    Em nossa visita, observamos o seguinte fluxograma utilizado pela empresa.
    O primeiro passo para começar a produzir é fazer um levantamento da demanda dos clientes que tem que atender em seu prazo determinado. Logo após fazer o pedido dos materiais necessários para que assim possam iniciar a produção.
    O almoxarifado por sua vez, fica responsável pelo recebimento dos materiais e controle, como controle de qualidade e verificação dos materiais que foram recebidos.
    Já no armazenamento, a localização da matéria-prima é feita através da divisão de cores e pelo conhecimento da pessoa que fica responsável pelo almoxarife.
    De acordo com a necessidade da produção os materiais serão retirados do almoxarife.
    Podemos descrever que o foco principal que eles prezam é a qualidade de suas mercadorias com os clientes. Os funcionarios recebem incentivos para continuarem a produzir.
    Foi uma visita bastante significativa para nosso conhecimento, pois observamos como uma empresa funciona na vida real e não só na teoria.
    Componentes: Ana Váleria, Francisca Gilmara, José Diogo, Kelciane, Wesley.

    ResponderExcluir
  2. Ok Wesley e grupo, mas gostaria que fizessem a representação gráfica do que observaram para ficar melhor de visualizarmos o processo. E que bom que gostaram da visita, o intuito era realmente este.

    ResponderExcluir
  3. Relatório-Visita Técnica:
    Primeiro Ato, Moda íntima.

    Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o dia-a-dia de uma empresa na visita que fizemos á Primeiro Ato. Fomos designados a analisar a Distribuição do trabalho.Em geral a empresa divide-se em:setor administrativo e produção.Aos donos ainda competem muitas tarefas,como por exemplo:Sr Aarão cuida de toda a parte financeira e D.Vera se ocupa principalmente do RH, pois eles ainda tem um total domínio do negócio o que é viável já que a empresa ainda não é de grande porte.Na produção pôde-se perceber algumas subdivisões como setor de corte,costura,teste,entre outros...Notou-se também que a distribuição de tarefas era específica,de acordo com o departamento.Ex:No setor de corte,os funcionários cortavam;passava-se para o de costura onde se costurava.Não observou-se a presença de um Q.D.T.(Quadro de distribuição do trabalho)todavia não detectamos funcionários ociosos nem sobrecarregados,com exceção de D.Vera que se admitiu sobrecarregada devido á falta de profissionais capacitados em certas áreas.
    Uma informação á mais é sobre o layout da empresa. O local propiciava pouca passagem, apesar das modificações.Os próprios donos afirmaram que estão precisando e providenciando um melhor layout,ou seja,uma melhor organização e otimização do espaço que eles possuem.
    Em síntese, podemos dizer que foi uma ótima experiência para todos nós e que gostamos bastante da visita e de como fomos recebidos e tratados. Eles nos disponibilizaram bastante informação por esse motivo agradecemos á Primeiro Ato pela postura que adotou conosco e parabenizamos ainda a postura social que ela possui ,atitudes como estas só os fará crescer.

    Componentes:
    Carla Gabryela,Drielly,Lívian,Samira.

    ResponderExcluir
  4. o fluxograma da empresa Primeiro Ato foi muito bem desenvolvido pelo grupo!!!!!!!!parabéns a todos os integrantes.

    ResponderExcluir
  5. fruto de muito planejamento a PRIMEIRO ATO surgiu com apenas três funcionários, de lá pra cá houve um grande desenvolvimento e hoje é uma empresa que tem filiais e representantes nos estados norte e nordeste.
    percebemos que a centralização embora não seja total ainda concentra-se muito nos "donos da empresa", setores financeiros, recursos humanos,produção e designer ainda tem muita centralização. mas isso é viável, pois a empresa é de médio porte.
    entretanto observamos também um pouco de descentralização, pois eles contam com um suporte administrativo, no qual essa pessoa é provida de delegação, é confiado à ela tarefas de confianças.
    além de observarmos a centralização, descentralização e delegação, pode citar-se mais um processo:distribuição de tarefas que se encontra diretamente ligado aos anteriores. para a confecção de uma peça íntima são necessarios dez passos até a sua realização, ainda passando por um controle de qualidade, e esse trabalho é realizado através de etapas de processo em que cada grupo realiza uma determinada função, podendo assim constatar a distribuição de tarefas.
    portanto, nossa equipe conclui que a PRIMEIRO ATO tem uma boa administração, pois ela cresceu e se desenvolveu muito e há previsão de muito sucesso em decorrência dos seus esforços e investimentos.

    componentes:
    NATALÍCIA, Mª SARLEANE, ROSANA, SABRINA e TIESMARA.

    ResponderExcluir
  6. Ao visitar-mos a empresa de peças íntimas Primeiro Ato, fomos bem recepcionados pelos proprietários o senhor Aarão e a dona Vera, fizemos observações sobre a ambientalização e o layout da empresa.
    A maioria das paredes eram bege, cor que proporciona energia positiva para o ambiente, em algumas paredes, tinham banners na cor verde, que concede motivação, paz e criatividade. A iluminação era precária e a ventilção também, provocando fadiga humana, devido o intenso calor no local.
    Ainda no setor operacional, um outro problema era o ruído que estava intenso, apesar dos funcionários utilizarem o protetor auricular.
    Uma outra ferramenta que observada foi o layout, que era organizado, as máquinas estava bem localizadas seguindo a linha de produção, apesar do espaço está pequeno devido o aumento da demanda de produtos.
    Percebemos que mesmo com dificuldades, a empresa consegue trabalhar bem, os funcionários demonstram estarem satisfeitos com o trabalho que desempenham e essa visita nos deu oportunidade de conhecer o funcionamento de uma empresa e poder comprovar o que estudamos em sala de aula.

    componentes: Lívia, Leonardo, Simone, Francisco Guimarães e Francisco de Assis.

    ResponderExcluir
  7. Relatório- Visita Técnica
    Empresa: Primeiro Ato
    Ramo: Moda ìntima
    Em vista a Primeiro Ato moda íntima, empresa que se destaca no segmento do qual atua há 13 anos no mercado observamos os seguintes pontos que se referem a: SIG( Sistema de informação gerencial) e Departamentalização.
    O SIG atualmente tornou-se uma das ferramentas indispensáveis que dão suporte ao funcionamento organizacional das empresas.
    Na empresa Primeiro Ato, o tipo utilizado de sistema de informação é Acccess, programa da microsoft que não é adequado, mas que foi adaptado para melhor gerir o estoque. O sistema é alimentado constantemente sempre que houver a saída de matérias-prima.
    A empresa em questão tem essência basicamente centralizada onde os empresários Arão e Vera Lúcia tomam em suas responsabilidades assuntos relacionados a todos os setores da mesma, no entanto, nos últimos tempos vem se adaptando ao processo de departamentalização que já pode ser observado em algumas áreas como o almoxarifado e o estoque. Os proprietários tem atentado também ao ato de delegar, onde é marcante o nome do braço direito deles, o funcionário Roniery.
    A visita nos proporcionou o ganho de experiências e nos levou a retornar os diversos temas observados durante o ano tornando-se assim uma revisão do conteúdo.
    Componentes: Arianne, Daniel, Karen, Jackson, Mayara e Rizane

    ResponderExcluir