A partir da década de 80 a indústria ocidental começou a alterar os conceitos de qualidade para enfrentar a concorrência oriental. Questionamentos importantes foram feitos:
- A qualidade é formada durante o processo de obtenção de um produto e as ações de qualidade devem ocorrer simultaneamente aos processos produtivos.
- As ações da qualidade devem ter como alvo os processos produtivos e não os produtos decorrentes desses processos
Alguns conceitos genéricos de Qualidade:
É adequação à finalidade ou uso(Juran, 1991)
É o atendimento de forma perfeita, confiável, acessível, segura e no tempo certo, das necessidades do cliente.(Campos, 1992)
É a conformidade com as exigências (Oakland, 1994)
Em resumo:
Do Ponto de vista do cliente = adequação ao uso.
Do ponto de vista do fornecedor = satisfação do cliente.
Para melhor visualisar esses conceitos, fiz uma coletânea de alguns vídeos na internet e disponibilizo os links aqui pra vocês.
Bons estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário