sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Você é vendedor?




Olá estimados alunos da disciplina Administração de Vendas! Navegando pela net, encontrei esse texto muito interessante sobre a importância das vendas e trouxe para discussão em nossas aulas.  Gostaria que lessem e deixassem seu comentário sobre o texto, respondendo à pergunta do título: Você é vendedor? Em que momento você se identifica como tal? Tenham uma boa leitura!!! Aguardo a participação de vocês.




Quem é efetivamente vendedor? 
Todos nós, embora nem todos acreditem!
Afirmo com absoluta convicção que nascemos, crescemos e continuamos vendendo. Vendemos ideias, sentimentos... Só que agora de uma forma mais elaborada: com o uso da linguagem verbal e o aperfeiçoamento da linguagem gestual, fazemos uso dos ensinamentos da programação neurolinguística, participamos de cursos para impostação de voz, apresentações eficazes. etc.
Não importa a formação educacional que tenhamos, nem tampouco nossa formação cultural. Um dia já adultos, seguimos nossas vidas pessoal e profissional vendendo ao menos idéias. É claro que alguns de modo muito mais eficiente e eficaz que outros. Mas não importa, continuamos vendendo.
Imagine que você, graduado e pós-graduado, por exemplo, em engenharia, assume a direção de uma empresa. Em determinado momento, um projeto ou uma nova proposta de atuação deve ser seguida e você se prepara arduamente para apresentá-la. Esteja certo que você estará se preparando para VENDER. Isso mesmo! Vender a sua ideia, o seu projeto, a sua proposta. Assim sendo, você vai avaliar seu público (aqueles que aprovarão – ou não – seu projeto, sua proposta), identificando antecipadamente o que poderia dar errado, que tipos de questionamentos poderão ser apresentados, quais as vantagens que o projeto ou proposta conferem, qual o custo e como obter o melhor financiamento para o mesmo, caso seja necessário. Enfim, você vai empreender proativamente para esta apresentação, tendo por objetivos a concretização da compra de seu projeto / proposta. Ou seja, para se tornar vencedor, mas um vencedor que confere àqueles que compraram sua ideia um VERDEDEIRO VALOR, um destaque, um ganho, uma situação futura mais favorável. Tente imaginar um ADVOGADO que não consegue VENDER ao Juiz ou aos Jurados a ideia de que seu cliente é inocente! Este, com certeza, seria um excelente advogado para nossos inimigos.
Desta forma, posso afirmar que todos nós trazemos conosco um DNA de VENDAS, que pode ou não (dependendo de vários fatores tanto internos como externos), mostrar-se vivo, potente, criativo. Alguns abdicam desta capacidade inata e não conseguem perceber porque não têm sucesso em suas carreiras. Abdicando desta capacidade, não criam para si uma VISIBILIDADE atrativa. Suas imagens não são agradáveis, nítidas, não têm brilho, embora possam ser dotados de grandes conhecimentos e outras habilidades. Mas não conseguem efetivamente vender absolutamente nada além de uma imagem desfavorável.
Tenho um grande amigo que diz que o futuro de qualquer profissional é ser GESTOR/ADMINISTRADOR. Eu acrescento a isso que é essencial a todos eles serem grandes VENDEDORES.
Vender é a arte que alguns poucos dominam e procuram constante, e incessantemente, aperfeiçoar. Isto porque sabem, têm a certeza de que vender é: "CONSTRUIR PONTES ENTRE O DESEJO DE TER E A SATISFAÇÃO DE POSSUIR, PERMITINDO A REALIZAÇÃO DE SONHOS".

Autor: Orlando Ferreira Ribeiro
Fonte: www.artigonal.com

15 comentários:

  1. Sim sou uma vendedora, me identifico como tal, a partir do momento que acordo, e me preparo para enfrentar as diversidades que venhão a vir. Me preparo de inicio arrumando minha imagem, em seguida vejo tudo que tenho a ser feito naquele dia e tentando realiza-los dá melhor maneira possível.

    ResponderExcluir
  2. " Vender é mais do que conquistar um cliente é sastifazê-lo"
    Sou vendedora desde o meu nascimento até os dias atuais.
    Vender não é uma arte mais é uma das formas de mostrar as qualidades e vantagens que um produdo ou um serviço proporciona.
    - Sou vendedor quando apresento uma idéia em sala de aula.

    Ana Valéria
    - Sou vendedor quando apresento um seminário e tento convencer que é um com conhecimento.
    - Sou vendedor quando convenço alguém que algo é o melhor produto em uma discussão.
    Enfim, a venda está presente em todos os momentos da vida e o resultado dela vem das conquistas que conseguimos com ela.

    ResponderExcluir
  3. Sim sou vendedor!vendo serviços!Consigo mim ver(perceber) melhor no papel de vendedor quando estou atendendo um cliente que estar em dúvidas se manda ou não fazer o serviço,pois acha ele que o aparelho não vai ficar bom ou não compensa gastar com ele,e eu consigo convencê-lo que sim compensa o aparelho vai ficar bom.
    ass:(JW)

    ResponderExcluir
  4. Você é vendedor? Em que momento você se identifica como tal?
    "Vender é mais do que conquistar um cliente é sastifazê-lo"
    Sou vendedora desde o meu nascimento ate os dias atuais.
    Vender ñ é uma arte mais é uma das formas de mostrar as qualidades e vantagens que um produto ou um serviço proporciona.
    - Sou vendedor quando apresento uma ideia em sala de aula.
    - Sou vendedor quando apresento um seminário e tento convencer que é um bom conhecimento.
    - Sou vendedor quando convenço alguém que algo é o melhor produto em uma discussão.
    Enfim, a venda está presente em todos os momentos da vida e o resultado dela vem das conquistas que conseguimos com ela.

    Ana Valéria

    ResponderExcluir
  5. Todos nós somos vendedores, pois todos os dias usamos estrategias de venda para poder conseguir algo que queremos!

    ResponderExcluir
  6. No momento em que eu tento e consigo convencer uma pessoa, que o que eu estou oferecendo é necessário e o cliente então decide levar, sempre estamos vendendo algo para nossos amigos de sala, na rua, em casa, etc.
    Um bom vendedor deve convencer o cliente de que o que ele está oferecendo é bom e necessário.

    Kelciane

    ResponderExcluir
  7. Acho que sim,no dia-a-dia posso me identificar como vendedor,no meu trabalho,as vezes com coisas materias que tenho e faço negociações,em fim em minha vida a cada momento pode aparecer situações que envolvam venda de alguma coisa,tenho que estar preparado para fazer o melhor negócio. Leonardo

    ResponderExcluir
  8. Sim eu sou uma vendedora,assim como todos nós que vendemos idéias á toda hora e em qualquer lugar,em uma conversa por mais simples que seja;que vendemos imagem quando escolhemos uma roupa para se adequar á ocasião,quando há uma preocupação com a aparência.Nós vendemos constantemente tudo o que temos e que somos e não notamos...cotidianamente isso acontece e é quando assumimos uma nova identidade,VENDEDOR.E é impossível não se identificar com ela.

    ResponderExcluir
  9. Sim, pois quando eu estou passando uma informação, um conhecimento, ou experiência estou desempenhando um papel de vendedor, e também trabalho com venda de produtos, que requer muita dedicação, habilidades e uma visão de relações humanas entre outras áreas relacionadas com vendas.

    Sabrina P. de Sousa

    ResponderExcluir
  10. Sim,todos somos vendedores...
    Como por exemplo:
    Tentando vender nossas idéias e conceitos,quando respondemos a uma avaliação escolar;quando justificamos a causa de uma discussão entre colegas para a diretoria;ou quando oferecemos à pessoas a compra de uma rifa,tentando influencia-las a comprar.

    ResponderExcluir
  11. sou vendedor no momento que apresento meu ponto de vista e defendo meus ideais...



    natalicia silva

    ResponderExcluir
  12. sou vendedora quando vendo minhas idéias e conhecimentos.


    Rosana Oliveira

    ResponderExcluir
  13. sim,pois em varios momentos da vida agente quer se satisfazer e deixar os outros satisfeito isso ocorre tambem em vendas.quando eu fico satisfeito em vender e o cliente em comprar.


    thiago santiago

    ResponderExcluir
  14. Com certeza sou uma vendedora, quando estou no salão, local onde trabalho, tenho que vender meu trabalho, ou seja, tenho que convencer minha cliente que poderei fazer o penteado que ela deseja. Ah, e quando saio para paquerar também sou ótima vendedora, modéstia a parte, pois tenho que vender minha imagem pessoal convencendo o gato de que sou a mulher da vida dele. Seja na vida pessoal ou profissional as habilidades de vendedor são fundamentais para um bom desempenho. Rizane Andrade

    ResponderExcluir
  15. Sim. Quando compartilho meus conhecimentos com outras pessoas, mas poderia vender melhor porque sou tímida.

    ResponderExcluir